Video

As cidadãos brasileiros têm direitos na Internet

É fato que a incorporação de novas tecnologias está muito mais avançado que as leis que tratam a protege-nos de algumas das externalidades negativas associadas a Internet. Porém, em alguns paises, as empresas têm diminuido os direitos da cidadânia para seu proprio ganho. Aqui nos Estados Unidos aceitamos como fato que o governo pode colecionar dados sobre nós para nossa propria “segurança”. Temos de aceitar que qualquer pesquisa da Internet ou comentario deixado será aguardado para sempre num sistema num lugar desconhecido.

Pois a situação nos Estados Unidos vai ser difícil de mudar. A violação sistemática da cidadânia em nome da sua propria “segurança” já está estabelecida. Infelizmente, também existe outra realidade que piora ainda mais a situação aqui. Algumas empresas estão achando que é muito rentável explotar os nossos dados para nos vender coisas durante toda nossa experiência virtual.

Pelo contrario, outros paises “periféricos” estão aproveitando da situação para implementar leis que beneficiam a sua cuidadania. Eu sentia orgulho do povo brasileiro enquanto escutava esse video. Depois da espionagem feito contra o governo brasileiro, havia uma grande oportunidade para aprovar uma lei que protegeria os dados dos usuarios brasileiros. Sim, o sistema jurídico pode pedir os dados de um usuario, mas apenas para uma razão específica e quando o usuario já está feito consciente do pedido.

Além do mais, a secretaria pôs ênfase na accessibilidade da Internet a população geral como um direito fundamental. Nos EUA veriamos qualquer ato parecido como “socialismo”.

Não obstante, acho que essa perspectiva é cega. Daqui a poucos anos quase tudo será feito na Internet. Aliás, a não ser capaz de pesquisar e entender materiais na Intnernet é a nova forma de analfabetismo. Talvez os mesmos procedimentos continuarão a ser oferecidos na moda antiga para atendir a aqueles que não têm acesso ao serviço. Porém o fato é que a Internet é mais rápido por ser mais eficiente quando utilizada corretamente.

Os usuarios da Internet não apenas são mais eficientes, mas também mais produtivos. Um efeito multiplicador acontece criando uma vantagem enorme que desequaliza a sociedade e pode excluir setores de uma democracia. É fundamental agora que todas as cidadãos tenham accesso e aprender como utilizar a Internet, pelo menos da forma básica.

Isso já não é apenas um passatempo mas faz parte fundamental da nossas vidas. No Brasil, eles importam sobre o accesso dessa população a Internet e querem assegurar os dados dos usuarios. Eles importam porque isso é como manter e crescer uma democracia moderna e dinâmica. Em outros paises, algumas das pessoas em poder acham que é mais conveniente restringir o accesso da Internet porque isso funciona como uma barreira indireita. Para eles é melhor permitir o governo e as empresas colecionem dados de seus usuarios para fazer marketing e espionagem.

Cada vez mais o Brasil que se tornando um verdadeiro modelo nas Americas e esta começando a excercer algo que nós temos perdido – “soft power”. Parabéns.

One response to “As cidadãos brasileiros têm direitos na Internet

  1. Pingback: Copyright legislation in Brazil | peterabraldes

Leave a comment - Deja un comentario - Deixa o seu comentário

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s