A emigração portuguesa – suas origens e distribuição

A terça-feira a ida e volta ao trabalho por trem teria sido insuportável, se eu não tivesse sido abençoado com “boas experiências” do transporte argentino. Foi engraçado observar como as pessoas responderam as demoras do horário e os vagões muito cheios de gente.

Eu já tinha uma estratégia para essa situação – fazer algo produtivo porque não adianta reclamar sobre algo que eu não poderia mudar.

Assim, eu explorei um pouco mais o site português anteriormente mencionado até achar uma pesquisa sobre as emigrações portuguesas. Foi interessante ver de onde vêm os fluxos de pessoas e a quais destinos chegaram. O aspecto mais preponderante foi como o norte de Portugal forneceu a maioria dos emigrantes para os outros países como o Brasil, os EUA, a Venezuela, a África do Sul, e o Canadá. Apenas no caso de emigração intraeuropeia (para a França e para a Alemanha) envolveu maior participação da parte sul de Portugal. Os arquipélagos dos Açores e da Madeira também tinham fluxos bem distintos entre si, com o último tendo uma população mais fixa e menos propensa a viajar para novas terras, onde o idioma falado não era o português.

Do lado parterno, eu sou descendente galego, uma parte da Espanha navegante. Daqui a alguns meses, é provável que eu terei a oportunidade de conhecer os descendentes dos meus antepassados ainda morando lá durante o mês de maio.

O recurso pode ser encontrado pelo link e também pela referência embaixo:

A emigração portuguesa – suas origens e distribuição
Cândido Dias dos Santos | PDF
ICALP – Colecção Biblioteca Breve – Volume 79
1983

Leave a comment - Deja un comentario - Deixa o seu comentário

