Os Mapas da Região Administrativa de Ribeirão Preto

Aproveito desse momento para lhe dizer que serei breve nesse esboço.  Atualmente estou lendo novamente as minhas notas no livro de Globalização e Agricultura escrito por Denise Elias.  Já tenho o arcabouço da minha tese que pretendo submeter à UNICAMP.  Assim, tenho que simplesmente colocar alguma idéia interessante aqui e continuar com o aprofundamento da tese.

Muitas vezes nos esquecemos o fator fundamental para a expansão da uma cidade (ou subseqüentemente o declínio daquela).  Embora hajam muitos fatores importantes para o desenvolvimento de uma cidade que atúa como um elo na sua região, acho que há somente um que permanece como o fator clave.  Estes outros fatores podem ser citados como: 1) o acesso e a qualidade da terra; 2) o trabalho (e suas várias subcategorias); 3) o capital financeiro (regional, nacional, estrangeiro); 4) a existência de ciência e conhecimento do qual (local e importado); 5) tecnologia e a implementação dessa ferramenta; e 6) o acesso à informação e a própria produção da informação nas faculdades locais (p. 60).  Daí os economistas se tornam loucos tentando entender como uma cidade se desenvolve como uma cidade dominante na sua região.

Mesmo que todos os fatores são importantes, penso que a infra-estructura é o principal motivo para a sobrevivência duma cidade.  Como as cidades se tornam cada vez mais complexa, os fatores de concentração e dispersão são também cada vez mais importantes.  Sem  estar ligado à uma rodavia pista dupla e pavimentada, as cidades entram em declínio.

Denise Elias demostra na Cartograma 1 dela da Região Administrativa de Ribeirão Preto como os municípios aumentam ou diminuem ao longo do tempo.

{ DEPOIS COLOCAREI AQUÍ O MAPA MENCIONADO}

Bebedouro, Matão, Jaboticabal, Sertãozinho, e a própia cidade de Ribeirão Preto ganharam o mais por ser beneficiadas por um bom sistema de estradas que atravessem aos seus territórios.  As microrregiões ao leste como Cássia dos Coqueiros, Santo Antônio da Alegria, São Simão, e Serra Azul perderam, sendo prejudicadas por não estar ligadas às outros centros por uma rodovia pista dupla.

Esses mapas lhe ajudará a entender como o sistema existe atualmente:

http://www.igc.sp.gov.br/produtos/mapas_ra.aspx?ra=5

http://www.igc.sp.gov.br/produtos/mapas_ra.aspx?ra=13

A fluidez e a circulação de informação são fundamentais nessa época, embora que o sistema de infra-estrutura ainda é o fator fundamental.  Outros métodos de transporte podem ajudar essas regiões não atreladas às outras, mas normalmente para realizar o movimento de mercadorias da grande escala, tem que pensar em custos da escala também.  Enfim, os outros métodos se mostram como formas inferiores para mover as mercadorias pela indústria monocultura no Brasil.

[Posso expandir isso com a incorporação das materiais de logística]

Também merece destaque que as fronteiras dessa região tem mudado e agora cada “Região Administrativa” são menores do que no tempo que o livro foi escrito.

4 responses to “Os Mapas da Região Administrativa de Ribeirão Preto

  1. Parabéns pela boa pesquisa, você me ajudou muito em uma análise que fiz entre regiões nordeste e sudeste do Brasil.

    • Disponha. Eu não sabia que você estuda temas relacionadas aos que me interessam. Eu gostaria de ver um análise seu. Alice você está matriculada num programa, trabalhando ou fazendo algo distinto?

  2. eu faço análises, pesquisas, trabalhos escolares, com esse tipo de tema, a maioria na área do desnvolvimento do Brasil e de seus parceiros, e seu blog é muito útil pra mim, pois tem uma ampla visão, e nele encontro várias idéias. Eu não tenho blog, em que possa expor meus trabalhos pra você, onde gostaria de ver minhas análises?
    Terei o maior prazer em compartinhar meus estudos com você também.
    Até mais Peter.

Leave a comment - Deja un comentario - Deixa o seu comentário

